DOPPLER VASCULAR

2. Serviços
  3. DOPPLER VASCULAR

Eco  Doppler colorido ou ultrassom vascular (venoso e arterial, dos membros inferiores, artérias renais e carótidas) é um exame que utiliza ondas de ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sangüíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultrassom vascular. O Eco Doppler vascular não exige jejum ou outro cuidado especial para a sua realização, salvo à avaliação das artérias do rim, que o jejum é indicado, uma vez que os gazes do intestino atrapalham sua melhor avaliação.

O Eco Doppler das artérias é indicado, principalmente, para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas). As principais manifestações da aterosclerose, nas quais, o EcoDoppler vascular é utilizado, são: a doença vascular cerebral (EcoDoppler de carótidas e artérias vertebrais), doenças da aorta e doença arterial periférica (EcoDoppler de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores). Além da aterosclerose e as suas complicações, como a trombose, o EcoDoppler vascular arterial também é indicado em outras doenças, como as embolias (deslocamento coágulos ou vegetações que se desprendem do coração e obstruem as artérias), os aneurismas e as má formações.

O Eco Doppler venoso (das veias) é indicado para o diagnóstico de trombose venosa profunda (formação de coágulos nas veias profundas, os quais que podem se deslocar em direção à circulação dos pulmões, acarretando um tromboembolismo pulmonar). O ecoDoppler venoso ainda permite avaliar as veias superficiais e as perfurantes (está últimas ligam as veias superficiais com as profundas), avaliando melhor os quadro de insuficiência venosa (varizes dos membros inferiores).

Mais Especialidades

ACUPUNTURA