Teste Ergométrico

2. Serviços
  3. Teste Ergométrico

TESTE ERGOMÉTRICO
O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Preparo
No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gelY4;
Vir ou trazer roupa confortável (agasalho/tênis).
Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exameY4;
Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exameY4; o paciente não deve fazer o exame em jejumY4;
A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomendase suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (atenolol, propranolol, metoprolol etc), inibidores dos canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou mononitrato de isossorbida, nitroglicerina etc).

Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol, até 72 horas após o exame, pois pode surgir irritação da pele, no local da colocação dos eletrodos.

Obs.: Endoscopia digestiva ou Colonoscopia não devem ser realizadas no mesmo dia do teste ergométrico.
Contraindicações Limitação física ou emocionalY4;Gestação.

Mais Exames

Eletrocardiograma de Repouso